terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

1º Teste Comparativo de Automóveis de Época realizado pela Equipe do trabanteifaclubdobrasil.blogspot.com


INÉDITO!!! 1º TESTE COMPARATIVO DE AUTOMÓVEIS DE ÉPOCA DO trabanteifaclubdobrasil.blogspot.com!!!!

DKW-VEMAG BELCAR 1001 1964 E RENAULT-WILLYS TEIMOSO 1966!!!!



A Equipe de testes oficial do trabanteifaclubdobrasil.blogspot.com é constituída por:

Fotógrafos: Equipe Original Motors(Max Santos Oliveira e André De Nardi Queiroz) - https://www.facebook.com/originalmotorsbr , e-mail: originalmotorsbr@gmail.com ; e pelo

Repórter e Piloto de Testes: P.J. Meyer Ferreira(Entusiasta de Automóveis Antigos e Ex-Piloto de Competição - Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana classe Light no ano de 2005).

Esta matéria teve assistência de produção do Engenheiro Mecânico Célio Meneguelo e do Advogado Fábio Vasone.

Condições do teste: Teste comparativo realizado em estrada municipal com tempo nublado instável.



O Belcar 1001 1964 tem motor de 1000cc, com ciclo à 2 tempos, 50 hp, motor dianteiro, tração dianteira e caixa de mudanças de 4 marchas à frente e uma à ré e estrutura com chassis e carroceria.
O Belcar do teste tem rodas originais e pneus diagonais Pirelli Tornado Alfa 5.60/15, medida original.

40 anos depois, no teste 0-100km/h, as condições e resultados abaixo:

O DKW, apresentando problemas de desempenho, com uma pessoa, fez 0-100km/h em 37,48s;


O Teimoso, com duas pessoas, para tentar compensar o problema tido pelo DKW, fez 0-100km/h em 41,00s.


O Renault Teimoso 1966 tem motor de 850cc, com ciclo à 4 tempos, 40 hp, motor traseiro, tração traseira e caixa de mudanças de 4 marchas à frente e uma à ré, e estrutura monobloco.
O Teimoso do teste tem rodas originais e pneus diagonais Pirelli Sempione 5.0 S 15, na medida original do carro(padrão francês).



Dirigibilidade: O DKW é um carro mais pesado em relação ao Renault-Willys, 1100 kg(com 50hp de potência) contra 740 kg(com 40 hp de "emoção") e também é maior. O fato de ter tração dianteira torna o volante do DKW mais pesado para se esterçar. Mesmo assim o DKW com motor à 2 tempos, acelera mais rápido que o Renault e contorna as curvas melhor também. Dos automóveis da sua época é dos mais estáveis, talvez o mais estável. A tendência do DKW é sub-esterçante, porém, em caso de necessidade de "soltar a traseira" nas tomadas de curvas fechadas para contorná-las mais rapidamente, isso é muito fácil de ser feito, com um leve tranquinho no volante, mergulhando a dianteira no ponto de tangência. É um carro fácil e divertido de se conduzir, admitindo qualquer tipo de condução, lenta ou esportiva. Conduzindo um DKW em uma auto estrada, tem-se a sensação de que deva ser possível contornar quase qualquer curva, desde que se mantenha a aceleração e motor "cheio", administrando qualquer dificuldade no volante, ou seja, provocando mais ou menos a traseira do carro, fechando mais ou menos o raio da curva, mesmo com pneus diagonais, pois o carro tem muito mais chão do que motor. O ponto fraco do DKW é seu freio, insuficiente para parar o veículo rapidamente, em caso de emergência. Além de ter o sistema de panela/lona de freio, o motor de dois tempos não oferece um freio motor eficiente.



O Renault Teimoso tem um motor traseiro de 850cc, tração traseira, 40 hp. É um carro agradável de se conduzir por ser leve, ágil e pequeno. Porém, tem que se ter atenção ao se tomar uma curva mais esportivamente, pois ele sobre-esterça com facilidade, então é um automóvel que não aceita uma condução atrevida, sob pena de surpresas bastante desagradáveis. Em 1966 o sistema Aerostable de suspensão foi substituído por cilindros de borracha, prejudicando o comportamento do carro em curvas  muito acentuadas contornadas mais "pendurado". Conduzindo o Renault em uma auto estrada percebe-se que seu motor é fraco, depois que embala vai, mas por isso mesmo, em qualquer erro de traçado ou aceleração, perde-se muito torque e leva-se um tempão para recuperar. Se comporta melhor, quando é dada à ele uma condução limpa, sem erros. Como ele é pequeno tem-se a impressão de estar em um carro de brinquedo, é bem engraçado.




Conforto: O DKW transporta confortavelmente 6 pessoas, prejudicando sua força em aclives, porém, se estiver com mais de 3 pessoas à bordo. Tem um bom porta malas, nada fantástico, mas suficiente para sua capacidade de transporte. A ausência de túnel da transmissão é outro item que vem trazer conforto aos ocupantes, principalmente os do banco traseiro. Os pneus diagonais oferecem um rodar bem macio ao DKW. Como item de conforto o carro testado tinha rádio AM/OC. Tem um bom acabamento interno, bonito e agradável para a época. Seus instrumentos são de fácil leitura, mas à noite a iluminação do painel é insuficiente e torna difícil a leitura dos instrumentos.








O Teimoso transporta confortavelmente 4 pessoas. Porém, vale uma ressalva: Os bancos do Renault Teimoso, modelo popular da Willys Overland do Brasil, se assemelham às cadeiras de praia pois são um acolchoado diretamente sobre molas. Ou seja, o conforto que esse tipo de banco e estofado pode oferecer é relativo. Dentro da proposta do carro, de ter um preço acessível aos menos abastados, está de acordo. Inclusive esse modelo saía da Fábrica sem retrovisor externo, sem luzes direcionais e com uma lanterna traseira com luz de freio e luz de placa integradas, sobre o suporte da placa. Isso dificultava a visão do automóvel à noite em vias pouco iluminadas; e poderia confundir a identificação do veículo por quem viesse atrás, pois de longe, poder-se-ia pensar tratar-se de uma motocicleta. Os únicos opcionais que o modelo testado tem são luzes de cortesia na coluna central das portas.
O porta malas do Teimoso é bem grande, super dimensionado para o número de ocupantes que pode transportar.
O painel de instrumentos do Teimoso é simples, sem marcador de combustível, de temperatura da água do sistema de arrefecimento. Há luzes espia para avisar quando o nível do combustível está baixo, o líquido do sistema de arrefecimento não está a cumprir sua função plenamente, o nível de óleo está baixo e a carga da bateria insuficiente, ou não está sendo recarregada pelo alternador. Ou seja, quatro luzes espia no painel e nenhum medidor. O velocímetro por sua vez, é legível, com um design bem bonito e à noite com a iluminação bem forte por conta dos 12 volts do sistema elétrico.










Curiosidades: No DKW o esquema de 3 bobinas e 3 platinados torna a regulagem do ponto do motor mais difícil por um lado, mas por outro, se queimar uma bobina em uma viagem por exemplo, andar-se-á mais devagar, mas com o motor trabalhando em 2 cilindros somente, será possível chegar ao destino.



No Gordini: A posição do estepe abaixo do para-choques dianteiro, dá ao carro mais espaço livre no porta-malas. Outro exemplo de eficiência no aproveitamento de espaço do Teimoso é o alojamento do macaco em um canto no compartimento do motor. Os carros da Willys Overland do Brasil a partir da linha 1964, passaram a ter sistema elétrico de 12 volts, um avanço para a época. Na Vemag, só a partir de 1967. Os Renault Willys foram os primeiros automóveis brasileiros a usar estrutura monobloco. Todos os outros antes deles usavam chassis e carroceria.



E chega ao fim nosso primeiro teste comparativo com automóveis de época.



Aguardem o próximo teste comparativo de Automóveis de Época!

Grandes novidades para o próximo teste!!!

Grande Abraço aos Leitores,
P.J. e Equipe Original Motors










12 comentários:

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    1. Muito Obrigado!!! Novidades interessantes para as próximas Semanas!!!
      Abraço,
      P.J. e Equipe Original Motors.

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  2. Dr. Luís, eu ia lhe indicar este blog!

    a ideia do comparativo é muito boa e as combinações são infinitas! Muito criativo, imagino que não tenha sido fácil. Meus parabéns.

    Abraço,

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    1. Muito Obrigado!!! Realmente estes testes demandam um trabalho de produção organizado e profissional, pois a Equipe deste Blog gosta de trabalhos executados à perfeição!!! Mas o resultado do trabalho e principalmente o retorno dos Leitores, são nossa maior recompensa!!!
      Fiquem ligados, Novidades Interessantes para as próximas semanas!!!
      Abraço,
      P.J. e Equipe Original Motors.

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  3. Gostei do comparativo!muito legal,parabéns!!!

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    1. Muito Obrigado Volmir!!! Nas Próximas semanas, Novidades Interessantes virão, tenho certeza que irás gostar!!!
      Vamos mantendo contato!!!
      Abraço,
      P.J. e Equipe Original Motors

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  4. P.J.
    Sou um grande admirador da sua coleção de carros de época, principalmente os do leste europeu.
    O seu conhecimento pelo assunto é contagiante e o pouco que sei aprendi com você.
    Eu tive o privilégio de andar em alguns deles ao seu lado e sou fã do Trabant.
    Fiquei impressionado com o resultado do comparativo, pois não imagina que um desses carros pudesse demorar aproximadamente 40 segundos para atingir a velocidade de 100km/h!
    Parabéns pela iniciativa do teste e pela qualidade das informações postadas neste blog.
    Abraço,

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    1. Grande Ari, Muito Obrigado!!! Procuramos fazer esse trabalho dos testes da melhor forma possível, com muita dedicação ao assunto!!! Na verdade, nos testes da época em que esses veículos estavam em produção, esses valores giravam na casa dos 30 e poucos segundos de 0 à 100. Porém, 40 anos depois, sem nenhuma camuflagem, os resultados obtidos foram estes, acelerando forte, sem tirar os motores de giro.
      Abraço,
      P.J. e Equipe Original Motors

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  5. Grande PJM,
    muito bacana a reportagem, com as fotos, ficou tudo muito bom! podem adicionar um fusca peh de boi e um simca profissional (taxi).
    parabens.

    RL.

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    1. Grande Rafael, Muito Obrigado!!!
      Em algum momento haverá algum VW Pé de Boi nos testes. Há mais testes comparativos bem interessantes na agenda.

      Abraço,
      P.J. e Equipe Original Motors

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  6. Grande P.J. e equipe do Original Motors.
    Agradeço a oportunidade de ler a matéria, muito boa, gostei mesmo.
    Primeiro porque é um comparativo que foge do comum, leva em conta que estamos tratando de modelos diferentes, mas que conviveram uma determinada época juntos.
    Além disso, trata-se de carros originalmente projetados para passeio que também disputaram nas pistas, enfim, um justo e perfeito comparativo que só um colecionador que também seja piloto poderia pensar e realizar.
    As fotos são um show à parte, principalmente às que estão em movimento, pois só um olho treinado, um bom clique ajustado e um piloto para conseguir o feito. Muito bom mesmo, parabéns pelo conteúdo e por nos proporcionar essa bela leitura, mais do que recomendada a quem estuda o automóvel no Brasil.
    Parabéns a toda equipe, por favor, continuem nos brindando com matéria assim.
    Abraços,
    Portuga Tavares.

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  7. Parabéns ae, gostei demais do teste comparativo, ambos belos carros, espero um dia poder dirigir um DKW Belcar, sou alucinado nesse carro, e olha que eu sou de 1991...
    Parabéns de novo, muito bom mesmo!

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